15/03/17

Sinopses de A Dança das Raias Voadoras / Requests ou Permissão para Respirar


Sinopse de “A Dança das Raias Voadoras”

Dentro de um barco, perdido entre o céu e o mar, quatro crianças avançam à deriva. Sobrevivem a uma viagem que as salva e condena e, enquanto se confrontam com os perigos da travessia, o medo, a fome, o desejo da chegada, e a solidão, o tempo rouba-lhes os corpos de criança. Revelam os acontecimentos que as trouxeram até aquele momento, conduzindo-nos entre as memórias que trazem de uma terra feita em pó e ruínas, onde a guerra deixou as mulheres sozinhas com as crianças, após se perderem todos os homens.
Ficaremos a saber que a GÉMEA MAIS VELHA era quem apanhava os pensamentos das pessoas, e que nela estão guardados os pensamentos das pessoas da cidade. Descobrir-se-ão as imagens que a CRIANÇA-OLHOS escuta entre a escuridão, e cresce a angústia gritante da CRIANÇA-SÓ.
Só a GÉMEA MAIS NOVA não fala. A GÉMEA MAIS NOVA é uma criança-silêncio perdeu a voz entre os despojos da cidade. É ela quem dança. É ela quem move o barco sem saber que são os seus movimentos que o empurram. É ela que acende os olhos para ver a Dança das Raias Voadoras.

Ana Lázaro


Sinopse de “Requests ou Permissão para Respirar”

Albertina encontra um novo trabalho. As regras são absurdas, o chefe trata-a por Gabriela e recusa memorizar-lhe o nome até ela passar o período probatório, o sistema informático controla-lhe todas as acções (até bloqueia os estores se ela olhar para a janela), mas Albertina está disposta a trabalhar bem e a mostrar o que vale.
A meio da manhã, tenta sair do escritório, mas o sistema impede-a, devido a um erro na base de dados. Cândido, o informático, não consegue resolver o problema. Bartolomeu, o chefe, tenta ajudar e também fica fechado no escritório.
Mas Albertina não está disposta a desistir e utilizará todos os recursos de que dispõe para tentar enganar o sistema e sair dali.

Firmino Bernardo

Sem comentários:

Enviar um comentário