Requests ou Permissão para Respirar


 

Grupo de Teatro LdE
11 a 20 de Maio de 2017, Espaço Os Infantes (Beja)

Ficha Artística e Técnica
Texto: Firmino Bernardo
Encenação: Julio Cesar Ramirez
Elenco: Ana Ademar, Eduardo Dias
Desenho de luz: Julio Cesar Ramirez, Ivan Castro
Sonoplastia: Ivan Castro
Operação de luz e som: Ivan Castro
Cenografia e figurinos: Julio Cesar Ramirez, Catarina Guedes
Grafismo: Catarina Bargado
Produção: Ana Ademar

Albertina encontra um novo trabalho. As regras são absurdas, o chefe trata-a por Gabriela e recusa memorizar-lhe o nome até ela passar o período probatório, o sistema informático controla-lhe todas as acções (até bloqueia os estores se ela olhar para a janela), mas Albertina está disposta a trabalhar bem e a mostrar o que vale.
A meio da manhã, tenta sair do escritório, mas o sistema impede-a, devido a um erro na base de dados. Cândido, o informático, não consegue resolver o problema. Bartolomeu, o chefe, tenta ajudar e também fica fechado no escritório.
Mas Albertina não está disposta a desistir e utilizará todos os recursos de que dispõe para tentar enganar o sistema e sair dali.

BARTOLOMEU   Ouve: eu sou um chefe moderno, não tenho nada a ver com aqueles chefes que se armam em ditadores e impõem as suas ideias, mas quando te dou um conselho, é para cumprires. Porque é para teu bem. Percebes isso, Gabriela?
ALBERTINA    Albertina. O meu nome é Albertina.
BARTOLOMEU    Estás no escritório que era da Gabriela e estás à experiência. Quando a empresa decidir que podes ficar, tens direito a ser tratada pelo nome. É que, por incrível que pareça, há pessoas que não se adaptam aos nossos métodos de trabalho.
ALBERTINA    Como sabe, eu possuo uma enorme capacidade de adaptação…
BARTOLOMEU    E quando não temos a certeza que as pessoas vão ficar, não podemos dar-nos ao luxo de desperdiçar tempo a decorar o nome delas. Entendes, Gabriela?
ALBERTINA   Albertina… quero dizer… entendo, claro que entendo. Perfeitamente.


O texto Request ou Permissão para Respirar foi escrito no Laboratório de Dramaturgia 2016, uma iniciativa conjunta do Teatro Meridional, do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da editora Companhia das Ilhas. Os autores participantes tiveram o apoio de um painel constituído por Natália Luísa, Mónica Almeida, Maria João Brilhante, Paula Magalhães, Tiago Torres da Silva e Tiago Patrício.

Em Fevereiro de 2017 os textos resultantes deste laboratório foram publicados pela Companhia das Ilhas. É possível encontrar o livro em várias livrarias, no Teatro Meridional ou através do site da editora. Pode ler aqui as sinopses de ambas as peças.

Sem comentários:

Enviar um comentário