09/05/18

Excerto de «Requests ou Permissão para Respirar»


BARTOLOMEU   Não devias guardá-lo aí. Deves tê-lo sempre à mão.

ALBERTINA   A minha mala é muito prática, encontro sempre tudo.

BARTOLOMEU   Eu guardo sempre o meu no bolso de fora do casaco. (tira o cartão do bolso) Estás a ver? Pensa nisto como num slogan   o cartão… está sempre à mão!

ALBERTINA   Guardá-lo na mala também não é mau. Demorei dez segundos a encontrá-lo.

BARTOLOMEU   E eu demorei dois! Se demorares menos oito segundos a cumprir uma tarefa, és mais produtiva. E a produtividade é um dos aspectos mais valorizados nesta empresa! Percebeste?

ALBERTINA   Percebi, chefe.

BARTOLOMEU   Ouve   eu sou um chefe moderno, não tenho nada a ver com aqueles chefes que se armam em ditadores e impõem as suas ideias, mas quando te dou um conselho, é para cumprires. Porque é para teu bem. Percebes isso, Gabriela?

ALBERTINA   Albertina. O meu nome é Albertina.

BARTOLOMEU   Estás no escritório que era da Gabriela e estás à experiência. Quando a empresa decidir que podes ficar, tens direito a ser tratada pelo nome. É que, por incrível que pareça, há pessoas que não se adaptam aos nossos métodos de trabalho.

ALBERTINA   Como sabe, eu possuo uma enorme capacidade de adaptação…

BARTOLOMEU   E quando não temos a certeza que as pessoas vão ficar, não podemos dar-nos ao luxo de desperdiçar tempo a decorar o nome delas. Entendes, Gabriela?

ALBERTINA   Albertina… quero dizer… entendo, claro que entendo. Perfeitamente.

BARTOLOMEU   Óptimo. E agora chega de conversa. Passa o cartão por esta ranhura para abrires a porta.

ALBERTINA   Não abriu.

BARTOLOMEU   Claro que não abriu. Sabes porquê?

ALBERTINA   Se calhar passei-o ao contrário.

BARTOLOMEU   Não, passaste-o bem. O sistema reconheceu que tentaste abrir a porta, mas não te deixa sair, porque não estás cá dentro.

ALBERTINA   Não estou cá dentro?

BARTOLOMEU   Claro que não estás cá dentro. Não percebes porquê?

Sem comentários:

Enviar um comentário